J FRANCO

Naquele tempo, fotografar era uma atividade bastante dispendiosa. Um adolescente com uma câmara na mão tinha de se conter bastante nos seus disparos, mas estou convencida de que isso pode ter desenvolvido nele a capacidade de observação e ensinou-o, seguramente, a ser seletivo e a descobrir o valor intrínseco das coisas. Ele próprio afirma que a câmara fotográfica é um excelente meio de percecionar o universo que o rodeia. A câmara ajuda-o a estabelecer uma relação forte com esse universo, uma vez que serve de elo de ligação entre ambos – ao mesmo tempo que, através dela, capta a matéria-prima para as suas fotos, também é dela que se serve para projetar a sua visão do mundo e das coisas.

Como qualquer pessoa que se dedica a uma determinada arte, também José Franco, ao longo do seu percurso, tem manifestado diferentes tendências, mas quem o conhece como fotógrafo sabe bem a sua clara preferência pela imagem a preto e branco e, ao mesmo tempo, a sua predileção pelo rosto humano. Mesmo na fotografia de paisagem, a que nenhum açoriano escapa, ele defende que a figura humana é uma presença enriquecedora.

Ao contrário do que é comumente aceite – que um dia de sol e de céu azul é o ideal para fotografar – José Franco é um defensor acérrimo das nuvens açorianas e acha que temos das luminosidades “mais fotogénicas do mundo”. Na sua arte de fotografar, sente um imenso fascínio pelos profundos contrastes que a instabilidade do nosso clima nos proporciona. No fundo, esta visão acaba por vir demonstrar que não há arte sem inovação e que a rutura com o convencional é tão necessária como a valorização do intemporal.

Maria João Ruivo


José Franco nasceu em Ponta Delgada, nos Açores, a 7 de Maio de 1965, onde viveu até aos 50 anos. É fotógrafo, formador em fotografia e organiza viagens pelo mundo na companhia de quem partilha do seu gosto pela arte da imagem. José Franco tem uma filha e um filho e vive neste momento no ponto mais ocidental do arquipélago, a Ilha das Flores.

Livro
1 – Sentir(e)s a Preto e Branco

Tertúlia
1 – Tertúlia Fotográfica “Gente Boa”

Imprensa Escrita
1 – Grande entrevista a José Franco no Correio dos Açores pelo Manuel Carreiro

Imprensa Escrita
1 – Grande entrevista a José Franco no Correio dos Açores pelo Manuel Carreiro

Rádio
1 – Entrevista a José Franco pelo Sidónio Bettencourt no programa Inter-Ilhas

Vídeo
1 – Fotografia Virtual – Histórias & Dicas (Programa 3 – José Franco
2 – A Voz dos Açores – Episódio 74 – José Franco
3 – Sentir(es) a Preto e Branco
4 – Sentir(es) a Preto e Branco Parte 2
5 – Entrevista por Gabriela Silva no âmbito da Semana da Fotografia nas Lajes das Flores
6 – I Semana da Fotografia nas Lajes das Flores
7 – Entrevista de Apresentação do Livro Sentire(es) a Preto e Branco